Há muitas teorias sobre o que é e o que significa
o “flamenco”. No geral, se define como “uma expressão artística de um povo, os
ciganos”. Por meio desta forma de
expressão artística, estes povos exteriorizam pelo canto, música e dança sua vida, história, costumes, emoções
e sentimentos. Então flamenco não é só dança? Não. Representa para estes povos
uma maneira de ver, sentir e expressar seu mundo, seus valores, sua cultura e
celebrar a vida. É fácil falar sobre o “Flamenco”. Poderia ficar horas, dias, meses
aqui explorando este tema. Díficil é praticar esta arte. Porque é preciso
entender esta cultura para se expressar e dançar. É uma modalidade de dança que
exige muita prática, disciplina, esforço, energia, entrega e sentimento durante
o aprendizado e adestramento corporal para improvisar e criar um baile.
Minha formação no flamenco, eu alcancei nos cursos
livres em escolas e estúdios de dança que eu frequentei entre 1994 e 2003. A
partir de 2004, tenho aperfeiçoado meus conhecimentos neste estilo de dança,
também em aulas particulares com profissionais do flamenco. A principal
importância destas aulas “personalizadas e individuais” é a prática contínua,
das bases técnicas que alcancei anteriormente, por dedicação, esforço e estudo
nesta dança.
O “autodidatismo” também tem sido fundamental neste
meu aprendizado no flamenco. Eu valorizo e muito o trabalho com um professor em
sala de aula. Mas não tenho dúvidas de que 70% do meu aprendizado, da minha
maturidade e evolução no flamenco eu alcancei como uma aluna autodidata.
Estudando e praticando as coreografias e os exercicios dos cursos formais, na
solidão de uma sala alugada, com o objetivo de entender, treinar e aperfeiçoar
o que aprendia durante as aulas.
Para minha formação e aprendizado no flamenco, foi
fundamental ter acesso aos conteúdos da “Enciclopédia áudiovisual paso a paso
los palos del flamenco” do maestro e bailaor Adrian Galia.Sua coletânea
didática é o melhor e mais completo material para o entedimento e aprendizado
sobre o que é o flamenco. Jamais teria
acesso a estes ensinamentos e lições que são aprofundados de forma prática por
este grande artista, se eu frequenta-se somente cursos de flamenco em salas de aula no Brasil. Aprendi com este
grande artista e profissional, que é necessário, paciência, dedicação e muito
trabalho técnico para se desenvolver na dança.
Praticar e praticar. Repetir e repetir. Sem disciplina e exercício
contínuo não se evolui no flamenco.
Desenvolvo há mais de 12 anos um trabalho contínuo de
pesquisa e prática corporal para atores que envolve duas linguagens artísticas:
o teatro e a dança flamenca. Neste trabalho é muito importante utilizar os
recursos do teatro e da técnica flamenca como um preparo corporal para a
cena. A dança principalmente, como uma
disciplina de expressão corporal ajuda um ator não só a respirar melhor, como
desenvolver capacidade física para improvisar, de concentração, foco, observação
e escuta interna e externa.
Por este motivo faço amplo uso de recursos áudio
visuais importados sobre dança flamenca que tem como objetivo o estudo e o
aperfeiçoamento em sala dos códigos de baile flamenco. Sempre procuro explorar
estes conteúdos dentro de um contexto teatral. Também traduzo textos quando
estão em outro idioma sobre conteúdo flamenco para compartilhar com colegas de
classe ou alunos. Utilizo como material didático junto aos videos apostilas,
textos temáticos e explicativos sobre dança, teatro físico e flamenco para os
artistas envolvidos em aulas e cursos teatrais. Os conteúdos teóricos não só
ilustram os temas, como servem de exercícios práticos para dança e teatro
dentro de uma proposta de encenação.
Nos cursos e oficinas teatrais sempre busco base na
leitura, seleção e observação crítica destes materiais para compor uma visão cênica e textual para cada projeto
teatral a ser desenvolvido.
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