sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Ballet Flamenco Andalucia - Flamenco Festival at New York City Center



O “flamenco” surgiu em minha vida, me dando possibilidades expressivas e estéticas de desenvolver com maior força e criatividade, “qualidades dramáticas e corporais” que seriam indispensáveis ao meu trabalho como atriz: autoconsciência, autonomia, espontaneidade, concentração, observação, capacidade de escutar,maior consciência corporal, confiança, percepção espacial,coordenação motora, correção postural e prontidão para o movimento.

A “técnica flamenca” tem sido muito útil no meu preparo corporal para a interpretação. Praticando a dança com regularidade, enriqueci minha expressividade, tornando meu corpo mais sensível, aberto e receptivo a estímulos que o rodeiam dentro e fora do palco.

O flamenco não é só uma paixão na minha vida. É uma disciplina corporal que tem me possibilitado com sua técnica vencer minhas resistências no sentido psicofísico e canalizar energia necessária para o meu trabalho de atriz. Então necessito sim dedicar pelo menos quatro ou seis horas semanais para estudar esta dança. Seja assistindo videos com shows ou material didático, ou estando em uma sala experimentando movimentos, passos, criando cenas ou praticando exercícios. Ao longo dos anos, foi fundamental para o meu aprendizado adquirir material sobre este tema e ter uma estante particular para consulta. Suprir o que não foi possível entender em cursos, ou sempre poder consultar para ampliar meus conhecimentos e minha formação.Aqui compartilho o pouco que adquiri. Quem realmente aprecia esta dança como eu não deve esperar evoluir só com os conceitos e a prática dadas em uma sala de aula. Acho muito importante que se tenha um material individual para estudo e consulta. Não existe muito material para estudo no Brasil. Quando os professores não fornecem, é preciso comprar importando. Acho importante a bibliografia que indico mas é muito importante também frequentar cursos ou ter um professor particular que possa orientar a usar estes conteúdos de forma prática em uma sala apropriada com espelho e piso de madeira.

Hoje, há também muito material como aulas e cursos na web. Dadas não só professores conceituados, mas também por artistas flamencos que além de talentosos bailaores e bailaoras tiveram a humildade de querer compartilhar sua experiência e seus conhecimentos em  farto conteúdo colocado em seus próprios canais.

Quando encontro material bom sobre baile, coreografias ou  shows com profissionais cujo trabalho admiro, eu costumo salvar e crio dvds com conteúdo sobre estes temas também para estudar e aperfeiçoar meu estilo e técnica.

Entre estes grandes artistas flamencos que admiro e que me inspiram posso citar: adrian galia,  patricia guerrero, concha jareno, rafaela carrasco, eva yerbabuena, benito garcia, pepa molina, olga pericet, javier baron, manuel linan, juan de juan, belen maya e rocio molina


Nenhum comentário:

Postar um comentário